PSICOMOTRICIDADE EDUCACIONAL

AULAS DE PSICOMOTRICIDADE

Nas aulas de  Psicomotricidade, conteúdos diversos são trabalhados e desenvolvidos com duração de 45′ a 1h, visando a formação integral do bebê e da criança, com atividades Motoras, Cognitivas, Sensoriais, Manipulativas, Musicais, Pedagógicas, entre outras, que integram o movimento como resultado das ações Motoras, Cognitivas, Afetivas e Sociais, na constituição do sujeito.

A primeira manifestação do ser humano é o movimento. Desde a vida intrauterina, realiza movimentos que são importantes para a formação estrutural e comportamental do ser humano.

A Psicomotricidade é uma área da ciência que traz contribuição e auxilia na estruturação corporal da criança. Os benefícios atingem outras áreas do desenvolvimento infantil que formam o indivíduo com um todo.

Incentiva a prática do movimento corporal, por meio de atividades livres e lúdicas. Seu estudo é voltado para um contexto global do indivíduo, em relação ao seu mundo interior e exterior.

Na possibilidade da experiência e vivência psicomotora, controla e corrige, educando o organismo para os movimentos mais complexos.

  AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICOMOTRICISTA CONSISTE EM:

* Educação/Estimulação Psicomotora – dos 6 meses aos 6 anos

É dirigida basicamente a criança típicas, pretendendo favorecer ao máximo, o desenvolvimento psicomotor na área educacional.

É uma atividade preventiva que, através da prática psicomotora, propicia o desenvolvimento das capacidades básicas sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo uma organização mais adequada ao desenvolvimento global da criança.

* Terapia Psicomotora – a partir de 6 meses

Tem como objetivo a utilização do corpo, com seus movimentos e sua expressividade, através de uma linguagem pré-verbal que mostram os conflitos e dificuldades na relação DO EU – OUTRO – OBJETO, a serem resolvidos ou minimizados. É através do corpo e seus movimentos, que se diagnosticam os atrasos psicomotores ou disfunções apresentados pelo sujeito. É uma terapia a nível corporal que tende a modificar uma organização psicopatológica.

* Reeducação Psicomotora – a partir de 4 anos

O trabalho da reeducação privilegia a princípio, três situações: o alívio do problema, a redução do sintoma e a adaptação ao problema, através de jogos e execícios psicomotores.

A Reeducação Psicomotora é uma ação pedagógica e clínica, que utiliza a ação corporal com o objetivo de normalizar o comportamento geral da criança, facilitando todos os aspectos da formação integral da criança em situação de aprendizagem. Atua quando a criança apresenta aspectos no seu desenvolvimento que representam uma impossibilidade de efetuar alguma aprendizagens ou não acompanham o ritmo dos processos, o que pode gerar dificuldades afetivas, emocionais e motoras na criança.

Cabe também nesta área, a atuação do Psicomotricista no âmbito escolar como mediador dos professores, coordenadores e direção.

A Reeducação Psicomotora atua dando o suporte necessário para o aluno, principalmente quando a imaturidade soma-se a necessidade de um ajuste individualizado com retomada posterior dos processos coletivos relacionados ao autoconhecimento corporal e construção de uma imagem corporal consistente e adequada ao perfil de cada fase do desenvolvimento.

A Reeducação Psicomotora é uma aliada da escola, possibilita os ajustes necessários que algumas crianças necessitam para atender as demandas dos processos de ensino aprendizagem.

 Profª Luciana Imperador  

CLT nº 27054/ SÉRIE 00271-SP

CBO – 2239 – 15